MOZAMBIQUE: CENTRO HAKUMANA , EN TIEMPOS DE CORONAVIRUS

Maputo : Em tempo de coronavirus… Centro Hakumana

Nuestra Congregación, con el apoyo de nuestras provincias de España, colabora con este proyecto del Centro Hakumana, proyecto intercongregacional de la Conferencia de Religiosos de Mozambique. Una hermana de nuestra comunidad en Maputo (Rute Mesquita, mc) trabaja allí como voluntaria, buscando ser expresión de caridad redentora, como mercedaria de la caridad. Nuestra hermana Rute, nos cuenta como están viviendo estos tiempos de Pandemia Coronavirus:

“Aqui em Moçambique como em todos os países do mundo, o coronavirus entrou e rapidamente está a exigir mudanças na forma de estar e de nos relacionarmos. Assim, dadas as medidas tomadas a nível do país, o Centro Hakumana teve que readequar a resposta a dar aos nossos irmaos enfermos.

As actividades foram reduzidas ao básico: cuidar da nutriçáo (cestas basicas), acompanhamento psicológico e de enfermagem, açóes de sensibilizaçáo e conscientizaçáo dos cuidados de prevençáo ligados ao coronavirus em nosso centro, nos bairros de inserçáo e na periferia de Maputo, a cerca de 56 Km, na localidade de Impaputo.

Com um numero diario bastante mais reduzido, tem-se tentado estar perto dos nossos utentes e das familias das áreas geográficas em que colaboramos.

Iniciamos também a confecçáo de máscaras que distribuimos a cada pessoa, assim como a entrega de sabáo. A situaçáo é preocupante porque de facto as pessoas já vivem com muitíssimas dificuldades e as restriçóes necessárias para evitar a propagaçáo, tem trazido a diminuiçáo de trabalhos, ainda que pequenos biscates e o aumento da procura de apoio alimentar.” ( Rute Mesquita, mc)