ENCUENTRO ON LINE DE ANIMADORAS VOCACIONALES – PROVINCIA PADRE ZEGRI

No dia 8 de agosto, com o tema “Somos seguidoras do Redentor”, aconteceu o encontro on-line de animadores vocacionais da província Padre Zegrí com a presença das comunidades da província.

Iniciamos com uma breve oração refletindo sobre o girassol, enquanto desenhamos a flor e ao lado nomeamos a palavras que expressavam a reflexão como: esperançar, fé, ser irmã, encontro, retornar, busca, cuidar, fraternidade etc.

Dividimos em dois grupos para partilha de algumas perguntas propostas: Como há sido o passo de Deus por nossa vida durante esta pandemia? O que estamos aprendendo? Como percebemos nosso entorno? Como viver com sentido a própria vocação neste tempo? A que nos chama Deus como vida consagrada Mercedária da Caridade?

Partilhamos o processo de se deixar podar por Deus, rever o essencial do secundário, reinventar-nos para acompanhar as jovens vocacionadas e renovar nossa presença na missão como mercedárias da Caridade.

Percebemos em meio à pandemia surgiram vários questionamentos, incertezas e nos mobilizou interiormente diante do sofrimento dos mais pobres, da desigualdade social que cresce no mundo e os inúmeros nomes de pessoas que vem morrendo.

Estamos assustadas, mas ao mesmo tempo confiantes em Deus, temos a certeza que Ele se manifesta próximo de seu povo. E renovamos nossa consagração e opção pelos mais pobres. Somos chamadas a CUIDAR, e neste período buscamos e percebemos nas comunidades o compromisso com nossos irmãos e irmãos.

Desejamos ser mulheres abertas, e não fechadas ao tempo que nos toca viver, nossa esperança não pode apagar temos que ESPERANÇAR. Acolher o momento, nos dando a oportunidade para aprofundar o sentido da nossa vocação, sendo presença tanto com o sofrimento da humanidade, quanto com nossas próprias irmãs de comunidade.

Tivemos a oportunidade de conversar sobre os cursos, roda de conversa e encontros virtuais os quais participamos. E como as lives organizadas pela Pastoral Vocacional tem nos ajudado e congregado a comunidade.

Neste encontrar surgiram propostas, mas também revitalizou em nós a esperança e o desejo de seguir sendo presença Redentora.